A história fascinante do monge camponês de origens hu- mildes que se veio a tornar um dos homens mais poderosos na corte russa, motivou ódios e conspirações e cuja trágica morte precipitou o fim da grande dinastia dos czares.
Na viragem do século xix para o século xx, Rasputine era a pessoa mais discutida de todo o Império Russo. O seu nome tornou-se conhecido nos palácios dos grandes nobres, bem como nos casebres dos camponeses mais pobres.
Numa altura em que a incredulidade atacava o coração e a inteligência da nação russa, poucas pessoas perceberam o que ele era e que papel desempenhara nos meandros do poder.
A sua presença quase constante ao lado do soberano serviu aos opositores para fomentar a contestação pública ao imperador, representando-o inteiramente subjugado à influência do astuto camponês, que, por um estranho capricho do destino, se tornou, de repente, muito mais poderoso do que o ministro mais preeminente.
É altura de fazer luz sobre as lendas que rodeiam Rasputine e de o colocar no devido nível — um camponês hábil e astuto, que deveu todo o seu sucesso e influência apenas e só ao fanatismo de poucos e ao interesse que muitos tiveram em dissimular-se atrás dele para levar a bom termo os seus desejos pessoais de riqueza e poder.
- Introdução
- Capítulo Um
- A SOCIEDADE RUSSA E A ASCENSÃO DE RASPUTINE
- Capítulo Dois
- AS ORIGENS DE RASPUTINE
- Capítulo Três
- CONJETURAS SOBRE A ASCENSÃO E QUEDA DE RASPUTINE
- Capítulo Quatro
- A ENTREVISTA
- Capítulo Cinco
- RASPUTINE, O «FLAGELO DA RÚSSIA»
- Capítulo Seis
- DE HERÓI A MÁRTIR
- Capítulo Sete
- CONSPIRAÇÃO POLÍTICA
- Capítulo Oito
- O ASSASSINATO
- Capítulo Nove
- CONSIDERAÇÕES FINAIS