A pedagogia de Freire e Freinet e a prática dos direitos humanos : uma contribuição para as comunidades indígena e quilombola da cidade de Aquiraz-Brasil

A pedagogia de Freire e Freinet e a prática dos direitos humanos : uma contribuição para as comunidades indígena e quilombola da cidade de Aquiraz-Brasil

  • Autor: Valèrio Martins, Racquel
  • Editor: Ediciones Universidad de Salamanca
  • eISBN Pdf: 9788490128107
  • Lugar de publicación:  Salamanca , España
  • Año de publicación: 2017
  • Páginas: 419

Esta investigação teve por objetivo principal analisar a situação das escolas localizadas nas comunidades indígena e quilombola de Aquiraz-Brasil, verificando a existência das ideias freirianas e das técnicas freinetianas, adequando-as para uma prática pedagógica que equipare a comunidade educativa das referidas escolas a uma sociedade “pósétnica”. Propomos uma educação modernizada, cidadã, promotora de articulações entre os contextos socioculturais em que estão situadas as referidas escolas, com a promoçãode uma cultura de Direitos Humanos, empreendedora e de cooperação, motivando-as a superar os obstáculos da discriminação e a falta de perspectiva de uma vida digna, as conduzindo a uma transformação, e uma melhor qualidade de vida. As ideias centrais de nosso trabalho foi verificar se as propostas de Paulo Freire, as técnicas Freinet, a educação quilombola e a educação indígena atendem ou não à perspectiva de uma educação com as referidas características, desenvolvendo atitudes e competências para alunos, professores e servidores das escolas, satisfazendo as necessidades das comunidades investigadas; e se os conceitos de sobreculturalidade e codesarrollo são instrumentos que possibilitam a disseminação de práticas educativas que proporcionem desenvolvimento. Para cumprir tal objetivo, realizamos um estudo etnográfico-etnológico, comparativo, descritivo, predominantemente qualitativo, para uma melhor análise da realidade estudada por meio de ações e objetivos, porém seguindo a corrente internacional que defende a fusão das abordagens qualitativa e quantitativa e como recurso metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental de caráter exploratório, descritivo, sobretudo, analítico de obras dos dois educadores e dos estudiosos de seus métodos e técnicas, além da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. A investigação revela que a preocupação primordial da sescolas ainda é reproduzir um modelo de escola tradicional, entenda-se, centrada no professor e onde as teorias não se realizam na prática. Embora não seja uma modernização que acontece de um dia para o outro, tal visão reconhece, que a práticaexitosa das técnicas Freinet no século XX em Espanha (Las Hurdes) articulada aos princípios como a autonomia, a cooperação, e o trabalho, que são necessários àefetivação dos Direitos Humanos pode resultar bastante favorável no contexto das escolas investigadas. Nos filiamos ao pensamento humanístico de Paulo Freire e Celestin Freinet, que revela uma esperança de que a Educação Popular reasuma seu papel como pedagogia crítica com propostas relacionadas com as distintas especifidades dos movimentos e organizações sociais, no nosso caso especificamente de indígenas equilombolas que, sendo capazes de agir em busca da satisfação de seus desejos podem ser o que quiserem. 

  • Cover
  • Title page
  • Copyright page
  • Sumário
  • Lista de Abreviaturas
  • Lista de Figuras, Gráficos e Tabelas
  • Introdução
  • Introducción
  • Parte I – Apresentação da Tese
    • Capítulo I - Estrutura da investigação
      • 1.1. Justificativa
        • 1.1.1. A importância do estudo antropológico para o entendimento das duas comunidades
        • 1.1.2. A perspectiva de um desenvolvimento para as comunidades a partir da Antropologia Aplicada
      • 1.2. Objetivos
        • 1.2.1. Objetivo Geral
        • 1.2.2. Objetivos Específicos
      • 1.3. Metodologia
        • 1.3.1 Método
        • 1.3.2 Etapas do processo metodológico
        • 1.3.3 Ferramentas Metodológicas
        • 1.3.4 Delimitação do Objeto
      • 1.4. Categorias e Subcategorias
    • Referências parciais
  • Parte II – História e contemporaneidade da investigação
    • Capítulo II - Uma educação para o desenvolvimento de duas minorias étnicas
      • 2.1. Identidade cultural
      • 2.2. Aquiraz: cidade poli étnica tentando a pós etnicidade via educação
      • 2.3. Indígena versus Quilombola
        • 2.3.1. As conquistas legais dos indígenas e quilombolas de Aquiraz, Ceará, Brasil
        • 2.3.2. Índios e quilombolas: homens do campo e também da escola
      • 2.4. Educação para o Desenvolvimento e a escola moderna intercultural. Uma necessária mudança cultural na escola tradicional
        • 2.4.1. Educação: um Direito Humano fundamental de ordem social que compreende todos
      • 2.5. Um breve resumo das escolas brasileiras na atualidade
      • 2.6. A educação nas Diretrizes Curriculares de Educação Básica noBrasil
        • 2.6.1 Educação Diferenciada
        • 2.6.2. Educação Quilombola
        • 2.6.3. Educação para Direitos Humanos
      • 2.7. Educação Empreendedora
        • 2.7.1 A visão da União Europeia sobre Educação Empreendedora: um modelo para um cambio cultural de indígenas e quilombolas de Aquiraz – Brasil
      • 2.8. Educação para a cidadania democrática e o desenvolvimento
    • Capítulo III - Paulo Freire e Celéstin Freinet como ícones da educação e suas influências na educação
      • 3.1. Trajetória histórica do sistema educativo brasileiro
        • 3.1.1. Influência do educador Celestin Freinet no Brasil
        • 3.1.2. Paulo Freire na educação brasileira
      • 3.2. Pensando a pedagogia de Paulo Freire para a atualidade
        • 3.2.1. A alfabetização através dos “núcleos geradores” de Paulo Freire
      • 3.3. Celéstin Freinet e os princípios da Escola Nova
        • 3.3.1. Celéstin Freinet como renovador da educação
        • 3.3.2. Técnicas Freinet
        • 3.3.3. Difusão das Técnicas Freinet na Espanha
        • 3.3.4. O caso das Hurdes na Espanha: uma mudança é possível
    • Referências Parciais
  • Parte III – Abordagem sócio cultural / etnográfica das pedagogias de Paulo Freire e Celestin Freinet
    • Capítulo IV – A existência e a prática das pedagogias de Freire e Freinet nas escolas indígena e quilombola de Aquiraz, Ceará, Brasil
      • 4.1. Plano Político Pedagógico 2015 a 2017 da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Raimundo da Costa, Aquiraz, Ceará, Brasil
      • 4.2. Plano Político Pedagógico 2015 a 2017 da Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Jenipapo-Kanindé, Aquiraz, Ceará, Brasil
      • 4.3. Entrevistas
      • 4.4. Os Questionários
        • 4.4.1. A escola sob a ótica do corpo discente indígena e quilombola
        • 4.4.2. A visão dos professores das escolas quilombola e indígena de Aquiraz, Ceará, Brasil
      • 4.5. Teste para professores utilizando 10 “invariantes pedagógicas” de Celestin Freinet
        • 4.5.1. Invariantes relacionadas com práticas de Motivação
        • 4.5.2. Invariantes relacionadas com a Cooperação nas práticas pedagógicas
        • 4.5.3. Invariantes relacionadas com a prática da Educação em Direitos Humanos
        • 4.5.4. Resultado do teste das “invariantes pedagógicas” de Celestin Freinet aplicado nas escolas indígena e quilombola de Aquiraz, Ceará, Brasil
    • Capítulo V – Pensando a renovação das práticas pedagógicas nas escolas diferenciada e quilombola de Aquiraz, Ceará, Brasil
      • 5.1. Comunidade de Aprendizagem ou Cooperativa de Aprendizagempara indígenas e quilombolas
      • 5.2. Conhecendo o processo de Sobreculturalidade e a relação de sua prática com as pedagogias de Paulo Freire e Celestin Freinet para a transformação de realidades
        • 5.2.1. “Ideias Força” do pensamento de Paulo Freire versus sobreculturalidade para indígenas e quilombolas
        • 5.2.2. Técnicas freinetianas adequadas para o desenvolvimento das comunidades indígenas e quilombolas através da modernização de suas escolas
      • 5.3. As Invariantes pedagógicas de Freinet e a contribuição para entender os professores indígenas e quilombolas de Aquiraz, Ceará, Brasil
      • 5.4. Difusão da prática do codesarrollo a partir das ideias freirianas e das técnicas freinetianas
      • 5.5. O uso dos recursos das escolas com o humor e a adequação dos mesmos para informar sobre a pluriculturalidade de Aquiraz e o desenvolvimento dos seus indígenas e quilombolas
    • Referências Parciais
    • Capítulo VI - Considerações Finais
      • 6.1. Conclusões com base nos objetivos propostos
        • 6.1.1. Conclusão 1
        • 6.1.2. Conclusão 2
        • 6.1.3. Conclusão 3
        • 6.1.4. Conclusão 4
        • 6.1.5. Conclusão 5
  • Referências
  • Apêndices
    • Apêndice I. Questionário para professores
    • Apêndice II. Questionário para alunos
    • Apêndice III. Teste para professores
    • Apêndice IV. Autorização/TCLE
    • Apêndice V. Modelo da atividade conhecendo Paulo Freire e o que são os “núcleos geradores”
    • Apêndice VI. Caderno de Fotografias
  • Anexos
    • Anexo I. Autorização para acesso na Escola Quilombola
    • Anexo II. PPP da Escola Quilombola
    • Anexo III. PPP da Escola Indígena
    • Anexo IV. Figura 1. Mapa localizador de Aquiraz com destaque nas Comunidades Lagoa do Ramo e Goiabeiras e Jenipapo-Kanindé
    • Anexo V. Comprovação da Certidão expedida para a Comunidade Lagoa do Ramo e Goiabeiras (p. 1 e 34)

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