A magnífica civilização fundada pelos antigos gregos e romanos é o maior legado do mundo clássico e o verdadeiro berço da civilização tal como a conhecemos hoje. No entanto, as descrições vulgarmente aceites sobre ambos os impérios estão longe de ser precisas.
Uma Nova História do Mundo Clássico, de Tony Spawforth, professor de História Antiga e uma figura proeminente no campo da História do Mundo Antigo e da Arqueologia, oferece-nos uma imagem verdadeiramente original dos povos e culturas que deram origem à nossa civilização.
Desde a ascensão do mundo micénico, no século XVI a. C., Spawforth traça um caminho através do antigo Egeu até ao culminar do estado helénico e a ascensão do Império Romano, a chegada do cristianismo, e as consequências do primeiro califado.
Este livro conta-nos a história de uma «civilização» da qual sem dúvida que subsistem a beleza e, certamente, o fator humano: a subtileza estética dos artistas que ainda hoje nos cativam; o entendimento da Humanidade e a sua descrição objetiva do que constitui as nossas breves vidas, são aspetos que suspendem o desespero face às limitações da natureza humana. Trazem-nos alegria e esperança.
Profundamente informativa e cativante, esta é uma obra única e acessível, que relata a extraordinária História do mundo clássico em toda a sua extensão e grandiosidade.
Críticas
«Uma obra imensamente agradável, que devolve a vida ao passado.»
Peter Frankopan
Críticas de imprensa
«Um excelente trabalho de pesquisa. Para além da descomplicada narrativa histórica, Spawforth faz conexões bastante inesperadas, mas relevantes. É um deleite.»
Publishers Weekly
- Cover
- Title page
- Copyright page
- Índice
- Introducción
- Introdução
- Estado ilustrado, nação inacabada: a contradição bolivariana (*)
- Simón Bolivar documentos
- I Manifiesto de Cartagena (1812)
- II. Manifiesto de Carúpano (1814)
- III. Discurso de Angostura (1819)
- IV. Carta a Francisco de Paula Santander (1822)
- V. Carta a Esteban Palacios (1825)
- VI. Carta a José Antonio Páez (1826)
- VII. Carta a José Antonio Páez (1827)
- VIII. Carta a Estanislao Vergara (1829)
- IX. Carta a Daniel Florencio O’Leary (1829)
- X. Carta a Estanislao Vergara (1830)
- XI. Carta a Juan José Flores (1830)
- Bibliografía
- Nikita Harwich Vallenilla