A comunidade mundial encontra-se perante um ponto de viragem histórico. Nas últimas décadas tem-se tornado evidente o alinhamento de uma nova ordem global na qual o estatuto bicentenário do Ocidente como centro global da política e da economia mundial está a ser substituído pela afirmação de novas potências, lideradas pela China e pela Índia.
Antes do fim da presente década, a civilização Ocidental deixará de ser o bloco cultural de referência do desenvolvimento mundial, e não só a China ultrapassará os Estados Unidos como a principal economia do planeta, mas também a Índia ultrapassará o Reino Unido como o terceiro estado mais produtivo.
Neste momento, a questão mais pertinente que se coloca aos estados ocidentais, especialmente aos Estados Unidos e à União Europeia, é como enfrentar esta alteração nas regras do jogo internacional e adaptar a sua estratégia de forma a manter alguma relevância no contexto global das nações.
Paradoxalmente, só admitindo o seu próprio declínio poderá o Ocidente ser bem-sucedido nesta nova ordem mundial, encontrando uma renovada voz num planeta no qual já não tem o poder para impor os seus ideais e abraçando uma nova abordagem que lhe permita materializar os seus objetivos num mundo diferente e cada vez mais diverso.
Críticas
«Neste quadro de dúvidas, ansiedades e interrogações, este livro de Francisco Gomes é uma reflexão útil e necessária. Vem no momento certo. Com a intensidade analítica que se impõe. A desafiar a nossa reflexão individual e colectiva. Não podia ser mais oportuno.»
Luís Marques Mendes
- PREFÁCIO
- Introdução UM NOVO AMANHECER
- PRIMEIRA PARTE COMO É QUE CHEGÁMOS A ESTE PONTO?
- Um DIFUSÃO DO CONHECIMENTO OCIDENTAL
- Dois VIAGENS, COMUNICAÇÕES E DESMONETIZAÇÃO
- Três GUERRAS SUICIDAS
- Quatro ERROS ESTRATÉGICOS
- Cinco PERDA DE VALORES FUNDAMENTAIS
- Seis CEGUEIRA DAS ELITES INTELECTUAIS E POLÍTICAS
- SEGUNDA PARTE O OCIDENTE À BEIRA DO PERIGO
- Um RISCOS INTERNOS
- Dois RISCOS EXTERNOS
- TERCEIRA PARTE UMA RENOVADA POLÍTICA EXTERNA
- Um REALISMO
- Dois MINIMALISMO
- Três MULTILATERALISMO
- CONCLUSÃO ANTES QUE A JANELA SE FECHE
- OBRAS PUBLICADAS PELO AUTOR