UM RELATO FIEL E ÚNICO DE PORTUGAL ENQUANTO PIONEIRO DA GLOBALIZAÇÃO
A posição geográfica de Portugal proporcionou as condições ideais para que se tornasse uma potência marítima, mas com uma população de apenas 1,25 mi- lhões seria difícil esperar que o país descobrisse metade do mundo no decurso de um século. Este feito admirável levado a cabo por uma nação pequena e pobre, é absolu- tamente notável.
Durante a gloriosa aventura da expansão marítima por- tuguesa, a visão estratégica dos principais dirigentes do reino e o insuperável heroísmo dos navegadores portu- gueses trouxeram glória e poder à alma lusa, fazendo de Portugal o verdadeiro centro do mundo entre meados dos séculos XV e XVI.
Este livro, com base em diversos documentos históri- cos, demonstra ainda que, além da descoberta de terras e mares, os portugueses desenvolveram também grande parte da ciência que tornou tais proezas possíveis, pois, excetuando o início das suas atividades marítimas, os seus conhecimentos não provieram de fontes externas, mas pelo contrário, foram desenvolvidos dentro do seu próprio território.
Esta é, portanto, uma obra fascinante e necessária, que deve ser lida por todos, portugueses e restantes cidadãos do mundo, pois aborda de forma clara e retumbante o modo como os navegadores portugueses exploraram o mundo para chegar à Índia e à América numa aventura épica sem precedentes de glória e coragem.
- Capítulo Um
- A MARINHA REAL E MERCANTE E AS PRIMEIRAS VIAGENS
- Capítulo Dois
- A EXPEDIÇÃO A CEUTA – OS OBJETIVOS DE D. HENRIQUE, O NAVEGADOR
- Capítulo Três
- A MADEIRA, AS CANÁRIAS E OS AÇORES
- Capítulo Quatro
- Capítulo Cinco
- AS VIAGENS ENTRE 1445 E 1448
- Capítulo Seis
- A PRIMEIRA VIAGEM DE LUÍS DE CADAMOSTO
- Capítulo Sete
- A SEGUNDA VIAGEM DE CADAMOSTO – DIOGO GOMES E ANTÓNIO DE NOLI – DESCOBERTA DAS ILHAS DE CABO VERDE
- Capítulo Oito
- A VIDA EM CEUTA – A CONQUISTA DE ALCÁCER – A MORTE DE D. HENRIQUE E A SUA PERSONALIDADE
- Capítulo Nove
- OS VINTE ANOS APÓS A MORTE DE D. HENRIQUE
- Capítulo Dez
- OS PROGRESSOS NO REINADO DE D. JOÃO II – AS VIAGENS DE DIOGO CÃO – EM BUSCA DO PRESTE JOÃO – A VIAGEM DE BARTOLOMEU DIAS
- Capítulo Onze
- A EXPLORAÇÃO PARA OCIDENTE
- Capítulo Doze
- A PRIMEIRA VIAGEM DE VASCO DA GAMA
- Capítulo Treze
- A AMÉRICA DO NORTE, O BRASIL E O ORIENTE
- Capítulo Catorze
- NAVEGAÇÃO, CARTOGRAFIA, NAVIOS E MARINHEIROS