Criminologia & cinema

Criminologia & cinema

Memória e verdade

  • Auteur: Amaral Machado, Bruno; Zackseski, Cristina; Piza Duarte, Evandro
  • Éditeur: Bosch Editor
  • ISBN: 9788412282726
  • eISBN Pdf: 9788412282733
  • Lieu de publication:  Barcelona , Spain
  • Année de publication: 2020
  • Pages: 524
O livro que apresentamos agora ao público leitor orienta-se por dois eixos surpreendentemente atuais: Memória e Verdade. Há pouco tempo diríamos que temas como a crítica ao revisionismo histórico ou a ausência de reparação às violências cometidas durante as ditaduras seriam coisa do passado e que em 2020 outros temas ocupariam nossa agenda, como a proteção de direitos difusos, o controle tecnológico da violência e a criminalidade transnacional. Porém, esses temas retornam e se mesclam a perspectivas ficcionais sobre o futuro. Certamente são questões diferentes das que imaginávamos, e que só poderiam ser de alguma forma antecipadas pelas artes, especialmente pela literatura e pelo cinema. A participação de autoras e autores de diversos grupos de pesquisa na área da Criminologia torna o resultado articulado e ao mesmo tempo sensível, pois os textos aqui reunidos compõem uma estrutura de quatro eixos: no primeiro aprofundam temas relacionados à memória social e coletiva; no segundo apresentam e são atravessados por distopias e pelos meandros da tecnologia no âmbito do controle social; no terceiro, os artigos articulam-se em torno das perspectivas sobre colonialidade, raça e gênero, e no quarto e último recuperam a questão judaica e os horrores do holocausto. Esse o percurso de pesquisa compartilhado em novo volume da série Cinema e Criminologia, que agora integra a coleção “Criminologia, Direito Penal e Política Criminal”, pela editora Bosch.
  • Cover
  • Title page
  • Copyright page
  • Sumário
  • Apresentação
  • Memória e verdade: interlocuções entre o cinema e a criminologia, Bruno Amaral Machado, Cristina Zackseski, Evandro Piza Duarte
  • Primeira parte Memória social e coletiva
    • Capítulo 1 A verdade nas ciências e nas artes: um passeio pela poesia de manoel de barros no documentário «só 10% é mentira», Cristina Zackseski E Julio Zino Torrazza
      • 1. Introdução
      • 2. Verdade e Memória
      • 3. Poesia e Ciência
      • 4. Profissões e conflitividade
      • 5. Conformidade e desvio
      • 6. Linguagem e poder de definição
      • 7. Discursos marginais
      • 8. Considerações finais
      • Referências
    • Capítulo 2 Vingadores ultimato: memória coletiva, responsabilização e sensibilidade, Antonio Henrique Graciano Suxberger
      • 1. Apresentação
      • 2. Marvel no cinema e a cultura de convergência
      • 3. As bases da memória histórica: recordar para não repetir
      • 4. Considerações finais: «Eu sou inevitável»?
      • Referências
    • Capítulo 3 I hope my death makes more sense cents than my life: coringa e a desconstrução das criminologias, Bruno Amaral Machado E Lucas
      • 1. Introdução
      • 2. O enredo
        • 2.1. A personagem: quem é Arthur Fleck?
        • 2.2. Coringa entra em cena
        • 2.3. Gotham recebe o que merece
      • 3. Memória social e semânticas criminológicas. Criminologias de médicos, advogados e sociólogos
        • 3.1. Criminologias de médicos e advogados
        • 3.2. Criminologias dos sociólogos
      • 4. A desconstrução do binário herói/vilão e dos binários da ciência
      • 5. Conclusões
      • Referências
    • Capítulo 4 Um criminólogo para lampião: cangaço, cinema e criminologia, Marcelo Mayora Alves E Maria Dutra De Oliveira Garcia
      • 1. Introdução
      • 2. Memória do cangaço
      • 3. Benjamin Abrahão: um criminólogo para Lampião
      • 4. O ofício do criminólogo
      • 5. Considerações finais
      • Referências
    • Capítulo 5 Pânicos morais e cruzadas simbólicas: reefer madness e os filmes de propaganda, David S. Fonseca
      • 1. Pânicos morais e cruzadas simbólicas: instâncias de alarmismo com as drogas
      • 2. Criminalização dos opioides: a criação de um modelo repressivo
      • 3. A proibição do álcool: último alento da moral protestante
      • 4. Maconha: a forja de um novo inimigo
      • 5. Reefer Madness e a representação dos perigos da maconha
      • 6. A (in)eficiência da propaganda
      • Referências
    • Capítulo 6 Diante do crime (relações entre cinema e criminologia a partir de ≪elle≫ [2016], de paul verhoven), André Piazera Zacchi
      • 1. Introdução
      • 2. Diante do crime, diante do filme
      • 3. Elle/Michelle
      • 4. Considerações finais
      • Referências
  • Segunda parte Distopias e tecnologias
    • Capítulo 1 Magnetic rose: o lixo da memória e a contaminação da esperança nos corpos de vivos-mortos, Evandro Piza Duarte E Júlia Silva
      • 1. Prólogo
      • 2. Um Roteiro de alegorias históricas e subjetividades sobrepostas: é possível compreender e sobreviver ao lixo das memórias?
      • 3. O caminho da escrita: no «novo normal», por quê a metáfora e a ficção?
      • 4. Memórias dentro de memórias: Idas e vindas em três paradoxos sobre passado, presente e futuro
      • 5. A Inocente e a Bruxa: reescrevendo a verdade do encontro entre ocidente e oriente a partir das memórias do feminino-colonial?
      • 6. Corpo, Casa e Flores: a Memória em redes de dejetos
      • 7. Um assunto difícil: corpo e morte
      • 8. Vidas arquivadas, memórias digitais, nossos dedos de pedra e um mar de lixo
      • 9. Epílogo
      • Referências
    • Capítulo 2 Truyou: tecnologia, verdade e memória no filme «o círculo», Cristina Zackseski E Andrea Vergara Da Silva
      • 1. Introdução
      • 2. TruYou
      • 3. SeaChange
      • 4. Demoxie
      • 5. SoulSearch
      • 6. Os projetos que o filme não mostrou
      • 7. Considerações Finais
      • Referências
    • Capítulo 3 Black mirror e a veridicção do poder. black mirror and the veridiction of power, Clécio Lemos E Alex Da Rosa
      • 1. Introdução
      • 2. Engenharia reversa
      • 3. Agenciamentos maquínicos
      • 4. Do saber-poder ao governo pela verdade
      • 5. Conclusão
      • Referências
  • Terceira parte Colonialidade, raça e gênero
    • Capítulo 1 Resignação e controle da natureza: reflexões sobre o animal humano, a partir do filme melancholia, Larissa Garrido Benetti Segura E Janaína Penalva
      • 1. O filme
      • 2. Primeira parte
        • 2.1. John: a performance do humanismo, da racionalidade, da técnica
        • 2.2. O animal domesticado
      • 3. Segunda Parte
        • 3.1. O feminino e a natureza
        • 3.2. Acesso Epistêmico Feminino
      • 4. Considerações finais
      • Referências
    • Capítulo 2 Bacurau: memória e resistência coletiva às permanências da violência colonial, Isabella Miranda
      • 1. Bacurau: «se for, vá na paz»
      • 2. Quem pode morrer? Colonialidade, racismo e necropolítica
      • 3. Relações entre criminologia, massacre, colonialidade e racialização em Bacurau
      • 4. Os condenados da terra (ou personagens escória) e a resistência coletiva (ou estética do necroempoderamento)
      • 5. Memória coletiva, luto e sobrevivência
      • 6. Conclusão
      • Referências
    • Capítulo 3 My name is now: elza soares e a teorização na carne sobre o enfrentamento às violências, Luanna Tomaz De Souza E Elizabeth Tavares Viana
      • 1. Introdução
      • 2. «Comi o pão que o diabo amassou»: relatos de vida e resistência no canto de Elza Soares
      • 3. «É meu lugar de fala»: as narrativas que atravessam o documentário
      • 4. Elza Soares e a teorização na carne sobre violência
      • 5. Conclusão
      • Referências
    • Capítulo 4 Criminologia, memória e contranarrativas de resistência: diálogos a partir de uma história de amor e fúria, Ana Laura Silva Vilela, Bruna Stéfanni Soares De Araújo E Laís Da Silva Avelar
      • 1. Munhã, Anhangá e um pássaro por liberdade: quando a fantasia ensina sobre história, racismo, narrativas e privilégios
      • 2. Tempo, História e A Hipótese Colonial da Criminologia
      • 3. Epistemicídio, narrativa criminológica e branquitude
        • 3.1. Uma História de Amor e Fúria e o convite à racialização/ corporificação do Eu-lírico na Criminologia
      • 4. Construção Narrativa das Resistências e Criminalização como problema Criminológico
      • 5. Considerações Finais: a Criminologia provocada por Uma História de Amor e Fúria
      • Referências
    • Capítulo 5 Os indígenas do rio grande do sul e a memória de uma CPI, Gabriele Bezerra Sales Sarlet E Rodrigo De Medeiros Silva
      • 1. Introdução
      • 2. Os indígenas, uma mirada na memória e a atual constelação de direitos no Brasil
      • 3. Índios, memória de uma CPI
      • 4. Os indígenas do Rio Grande do Sul, a ditadura civil-militar e os efeitos contínuos da violência perpetrada
        • 4.1. Um breve inventário sobre as violações de direitos humanos e fundamentais cometidas contra os indígenas no período da ditadura militar
        • 4.2. O momento atual em face de uma nova constelação jurídica
      • 5. Notas conclusivas
      • Referências
  • Quarta parte A questão judaica e o holocausto
    • Capítulo 1 J’Accuse: o caso dreyfus, a memória e a verdade, Marcelo Berdet
      • 1. Introdução
      • 2. O Caso Dreyfus
      • 3. O Caso Dreyfus e o lawfare
      • 4. O Caso Dreyfus: a verdade e a memória
      • Referências
    • Capítulo 2 Os crimes de lesa humanidade e o encontro de uma criminologia feminista dos direitos humanos em o leitor, Soraia Da Rosa Mendes, Maria Eduarda Gomes Penaforte E Ana Maria Martínez
      • 1. Introdução
      • 2. Para compreender a Alemanha nazista a partir da aderência social
      • 3. O olhar criminológico feminista sobre as mulheres agentes de crimes de lesa humanidade
      • 4. Considerações finais
      • Referências
    • Capítulo 3 A lista de schlinder, de steven spielberg, Arnaldo Sampaio De Moraes Godoy
      • 1. Introdução e contornos do problema. O cinema e o tema do nazismo
      • 2. O totalitarismo e a manipulação da razão. A perda de sentido na experiência vivida
      • 3. A lista de Schlinder. Personagens centrais
      • 4. A ordem jurídica nacional-socialista
      • 5. O tema da culpa e a teoria do dedo em riste
      • 6. Considerações finais
      • Referências
    • Capítulo 4 Um brinde à vida: memória e sobrevivência sob a estética do reencontro, Míriam Coutinho De Faria Alves
      • 1. Considerações Iniciais: «Como é o nome da pessoa que Você está procurando?»
      • 2. Sobrevivência e memória: «As antigas artesãs lamentam não ter mais o que ensinar»
      • 3. Considerações finais: por uma estética do reencontro
      • Referências

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