Alguns dos temas tratados na obra: Paralelismo da origem dos mitos, na observação dos astros e nas visões dos sonhos; Representação do espetáculo celeste na imaginação do homem primitivo; Mito da alma, como nexo entre as representações astrais e psíquicas e explicação do sonho e da sombra; Animização universal; O terror pânico. Origem dos deuses no medo da sombra; Divinização das almas pelo medo; Catálogo dos primeiros deuses cósmicos; Catálogo dos primeiros deuses psíquicos; Afinidade substancial das armas dos mortos e dos deuses animistas. Teoria da morte; Realidade fantástica da existência ultra-tumular. Hierarquia escatológica; As almas funestas; As pontes do outro-mundo: nexo entre o céu e a terra inferior, ou entre a mitologia astral e a psíquica...; Teoria do fetichismo: identificação do objeto com a imagem: substancialidade da virtude; A evocação; estado mental do feiticeiro; Iniciações e ritos fetichistas; Catálogo dos fetiches; A Lua, fetiche supremo; transição para a mitologia solar; Correlação da mitologia solar com o estado agrícola e civilizado; genealogia astral nas lendas; Mitologia solar nas civilizações extintas da América. Limites do animismo; O drama do Sol como teoria da existência. Falta de ponderação no desenvolvimento paralelo da mitologia astral e psíquica: a América e a China; Suma da história da mitologia egípcia: os deuses elementares; Os deuses-fêmeas, mitos da procriação; os animais sagrados. A Lua nos templos do baixo Nilo: Bast em Bubasta; A zoolatria. Os touros de Heliópolis e de Mênfis. O escaravelho místico de Ptah, semente do mundo; Síntese das representações astrais e psíquicas no mito de deus – nuteru. Os mitos solares como explicação da existência e teoria da morte; A tríada mística – Ísis-Osíris-Hórus. O drama do Nilo, drama do céu, drama da vida; Decadência da mitologia egípcia. Amun e Tebas; A escatologia; ritos mortuários. Eternidade da alma na tríada de Khou-Ba Khat. – O tribunal de Osíris; Conclusão. Limites da capacidade expressiva do realismo animista.