Envolto em mistério até aos nossos dias, o nome do juiz Roland Freisler está fortemente ligado ao sistema judicial da Alemanha nazi. Além de de Secretário de Estado do Ministério da Justiça do Reich, Freisler foi o presidente do Tribunal do Povo — o homem diretamente responsável por milhares de sentenças de morte.
O Tribunal do Povo nazi escreveu um dos capítulos mais sombrios da história alemã, já que foi o tribunal que decretou a maioria das sentenças de morte na Alemanha de Hitler e tinha apenas uma função: liquidar toda a oposição ao regime de Hitler.
Os interrogatórios do Tribunal do Povo eram filmados com a intenção de se usarem posteriormente as imagens como propaganda. Quase todos os réus eram considerados culpados e condenados à morte por enforcamento, com as sentenças executadas no prazo de duas horas após a aprovação dos veredictos.
O domínio das leis e a destreza verbal nos tribunais fizeram de Roland Freisler o juiz mais temido do terceiro Reich. Nos seus interrogatórios, alternava entre a frieza e a ação metódica com a impulsividade, os gritos e furiosas exaltações teatrais exercidas contra os réus.
Esta é a história, manchada de sangue, de um juiz implacável, numa época sem piedade, uma personagem enigmática, terrível e desprovida de coração, que foi morta em fevereiro de 1945 durante um ataque aéreo dos Aliados.
Críticas de imprensa
«Helmut Ortner descreve na perfeição o demónio Freisler e o mundo de terror nazi.»
Der Spiegel
«O Executor de Helmut Ortner é de leitura obrigatória para todos os amantes de História.»
Neues Deutschland
«O livro de Ortner expõe toda uma elite alemã que não perdeu relevância, mesmo depois de passados muitos anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial.»
Literaturkritik.de
- FICHA TÉCNICA
- •
- INTRODUÇÃO
- PRÓLOGO
- UMA SENTENÇA DE MORTE OU A SEGUNDA CARREIRA DE ROLAND FREISLER
- CAPÍTULO UM
- CAPÍTULO DOIS
- CAPÍTULO TRÊS
- O POVO, O REICH, O FÜHRER E A SUA JUSTIÇA
- CAPÍTULO QUATRO
- SECRETÁRIO DE ESTADO E PUBLICISTA
- CAPÍTULO CINCO
- CONTRA OS TRAIDORES E OS PARASITAS DO POVO
- CAPÍTULO SEIS
- CAPÍTULO SETE
- CAPÍTULO OITO
- CAPÍTULO NOVE
- CAPÍTULO DEZ
- A HORA ZERO QUE NÃO EXISTIU
- CRONOLOGIA DA VIDA DE ROLAND FREISLER
- NOTAS E FONTES DOS CAPÍTULOS
- BIBLIOGRAFIA
- NOTA SOBRE OS ANEXOS SEGUINTES
- OS MAGISTRADOS DO TRIBUNAL DO POVO