«Se vi um pouco mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes.»
Sir Isaac Newton
A Origem da Ciência é uma obra poderosa e fascinante que revela que as raízes da ciência moderna têm a sua origem no mundo medieval. James Hannam desmascara inúmeros mitos e celebra as conquistas científicas esquecidas da Idade Média, uma época de avanços e triunfos intelectuais incríveis.
Os europeus medievais inventaram os óculos, o relógio mecânico, o moinho de vento, lentes e câmaras, quase todo o tipo de maquinaria e lançaram as bases para uma das maiores conquistas da civilização ocidental, a ciência moderna.
Traçando uma jornada épica através de séculos de história, Hannam lança uma nova luz sobre as descobertas de génios como John Buridan, Nicole Oresme e Thomas Bradwardine, contextualizando as contribuições de figuras mais proeminentes como Roger Bacon, William de Ockham e São Tomás de Aquino.
Um livro extremamente útil para preencher o espaço vazio que a maioria tem sobre o desenvolvimento do pensamento científico e, como tal, uma obra essencial para todos os apaixonados por história, filosofia e ciência.
Críticas de imprensa
«Maravilhoso. Com um fervor envolvente, James Hannam dedicou-se a resgatar a reputação de um grupo de pensadores quase esquecidos, e mostra como eles prepararam o caminho para a ciência moderna.»
Boris Johnson, Mail on Sunday
«Um espirituoso passeio por séculos de desenvolvimento científico. Capta a essência do mundo medieval: a sua inspiradora curiosidade e a sua envolvente estranheza.»
Sunday Times
- Mapa da Europa Medieval
- 1. Astrolábio islâmico de um período posterior, de estilo similar ao que Gerbert terá visto em Espanha.
- 2. Mapa T-O de uma edição impressa em 1472 de Etimologias, de Isidoro de Sevilha (morto em 636).
- 3. Diagrama do universo medieval da Cosmographia (1539), de Petrus Apianus (1495-1552).
- 4. Iluminura de um manuscrito do século xiv de um mestre a falar aos seus alunos.
- 4. Iluminura de um manuscrito de uma Bíblia francesa do século xiii que mostra Deus a projetar o mundo — Biblioteca Nacional Austríaca.
- 6. Iluminura de um manuscrito do século xiii de um médico com um frasco de urina.
- 7. Um grande trabuco.
- 8. Numeração árabe oriental e ocidental comparada com os números ocidentais modernos.
- 9. Excerto de um manuscrito do século xv exibindo a demonstração de Nicole Oresme do teorema da velocidade média.
- Demonstração de Nicolas Oresme do teorema da velocidade média em forma gráfica.
- 10. Mapa do mundo segundo Ptolomeu, retirado de um atlas impresso em 1482.
- 11. Xilogravura de um manual médico do século xv exibindo uma dissecação.
- 12. Xilogravura de uma figura esfolada de pé, produzida pelo estudo de Ticiano para Do Tecido do Corpo Humano, de Vesalius (1543).
- 13. Xilogravura de um útero, de Do Tecido do Corpo Humano, de Vesalius (1543).
- 14. Primeiro modelo do universo de Kepler, baseado nos cinco sólidos básicos, de O Segredo do Universo (1596).
- 15. Reprodução da demonstração do teorema da velocidade média, retirada da tradução inglesa de 1914 dos Discursos sobre Duas Novas Ciências (1638), de Galileu.
- 16. Ilustração do teorema da velocidade média de uma edição impressa em 1494 de Regras para a Resolução de Problemas Lógicos, de William Heytesbury.