Tendo em conta que religião e religiosidade se direcionam a algo aparentemente intangível, cuja realidade empírica está longe de ser clara (McGuire, 2008), a procura de inteligibilidade sobre esta matéria suscitou, desde os tempos mais remotos, tanto de fascínio quanto de interrogação. Procurando o entendimento da religiosidade enquanto fator social, contributivo de construções de sentido do sujeito (Spilka, Hood, Hunsberger, & Gorsuch, 2003; Taylor, 1998), o presente trabalho representa um esforço de articulação entre duas esferas que acompanham o homem desde os primórdios da sua existência: a religiosidade e o otimismo. Enquanto promotora do otimismo pessoal, a religiosidade conferiu-se delineadora dos três estudos empíricos, que viabilizaram o teste das quatro hipóteses de investigação que se publicam neste volume.
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- Índice
- Preámbulo
- 1. Religiosidade
- 2. Otimismo
- 3. (Pós-)Secularização e individualização religiosa
- 4. Novos movimentos religiosos no período pós-secular
- 5. Peregrinações religiosas
- 6. Realidade portuguesa dos NMR
- 7. Estudo 1
- 7.1 Objetivos e hipóteses de investigação
- 7.2 Método
- 7.2.1 Amostra 1
- 7.2.3 Material e procedimentos
- 7.3 Resultados
- 7.3.1 Teste da Hipótese 1
- 7.3.2 Teste da Hipótese 2
- 7.3.3 Religiosidade e otimismo em função da satisfação com a vida
- 7.4 Conclusões
- 8. Estudo 2
- Modos de implicação comportamental e otimismo: peregrinação ao Santuário de Fátima
- 8.1 Objetivos e hipóteses de investigação
- 8.2 Método
- 8.2.1 Amostra 2
- 8.2.2 Material e procedimentos
- 8.3 Resultados
- 8.3.1 Teste da Hipótese 3
- 8.3.2 Teste das hipóteses 1, 2 e 3: modelo estrutural exploratório
- 8.4 Conclusões
- 9. Estudo 3
- Religiosidade e otimismo de internalidade e de externalidade: efeito moderador dos marcadores sociais
- 9.1 Objetivos e hipótese de investigação
- 9.2 Método
- 9.2.1 Amostra 3
- 9.2.2 Material e procedimentos
- 9.3 Resultados
- 9.3.1 Teste da Hipótese 4
- 9.3.2 Modelos estruturais multigrupo
- 9.4 Conclusões
- 10. Discussão dos resultados dos três estudos empíricos
- 10.1 Religiosidade, otimismo e equilíbrio cognitivo
- 10.2 Crenças, internalidade, externalidade e otimismo
- 10.3 Modernidade reflexiva, individualização e liberdade religiosa
- 10.4 Incerteza, desencaixe e reencaixe
- 10.5 Novos movimentos religiosos e domínio pessoal
- 10.6 Desenvolvimento metacognitivo e otimismo
- 10.7 Considerações finais
- 11. Bibliografia