Aqueles que não testemunharam do Holocausto, às vezes, têm dificuldade em perceber o quão profundamente isso afetou a vida na Europa durante os decénios de 30 e 40 do século XX. À medida que a Alemanha nazi estendia os tentáculos a todo o continente, populações inteiras foram despojadas, deslocadas e destruídas.
Edith Hahn Beer levava uma vida normal em Viena, no seio de uma família judia. Fora uma adolescente popular e tornara-se uma estudante de Direito extremamente bem-sucedida. Estava envolvida nos grandes debates políticos da época. Estava apaixonada. O seu futuro desenrolava-se à sua frente como uma passadeira vermelha. E, de repente, tudo terminou. Quando Hitler invadiu a Áustria em 1938, Edith ficou sem futuro.
No coração da Alemanha nazi, escondendo a sua identidade em casa e no trabalho, Edith viveu com o medo constante de ser descoberta. Foi ali que conheceu Werner - destacado membro do Partido Nazi -, que se apaixonou por ela e a pediu em casamento, mantendo a sua identidade em segredo. A filha de ambos viria a ser considerada a única judia a nascer num hospital do Reich em 1944.
Alguns anos depois, a Alemanha foi derrotada e Edith continuava viva. Sobreviveu quando milhões de judeus foram exterminados. Este livro conta a história de como esta mulher conseguiu manter o seu disfarce e de como, graças a uma sorte aleatória e à intervenção de algumas pessoas boas, foi diversas vezes resgatada da morte.
A Mulher do Oficial Nazi podia ser outro livro sobre o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial, o que já seria notável. Mas é, além disso, um relato verdadeiro, dramático e emocionante de uma mulher extraordinária que sobreviveu ao maior genocídio da história da Humanidade, sem pretender ser corajosa, famosa ou lembrada. Ela apenas quis sobreviver.
- FICHA TÉCNICA
- PREFÁCIO
- Capítulo Um
- Capítulo Dois
- Capítulo Três
- A NAMORADINHA DO PEPI ROSENFELD
- Capítulo Quatro
- A ARMADILHA MONTADA PELO AMOR
- Capítulo Cinco
- A PLANTAÇÃO DE ESPARGOS EM OSTERBURG
- Capítulo Seis
- AS ESCRAVAS DE ASCHERSLEBEN
- Capítulo Sete
- Capítulo Oito
- O CAVALEIRO BRANCO DE MUNIQUE
- Capítulo Nove
- UMA VIDA PACATA EM IMMELMANNSTRASSE
- Capítulo Dez
- UM RESPEITÁVEL LAR ARIANO
- Capítulo Onze
- Capítulo Doze
- Capítulo Treze
- OUVI O DEMÓNIO GOEBBELS A RIR
- Capítulo Catorze
- EXTRATEXTOS